Machané Lag Baomer ’15

Machané Lag Baomer ’15

Entre os dias 1 e 3 de maio ocorreu a 2ª edição da Machané de Lag BaOmer, em Maromba, Visconde de Mauá. O evento reúne chaverim de 14 a 20 anos e, diferente dos outros marcos educacionais da tnuá, não há divisão etária.

A tochnit da machané tratou dos temas “cultura, necessidade e essência”. A partir de uma vivência diferente da cotidiana, pudemos discutir o que caracteriza culturas e comunidades e o que necessário para sobreviver em grupo.

Os chaverim foram divididos em 4 chavurot, grupos que se mantiveram por todas as atividades e nas tarefas da cozinha. No final de cada dia, as shichavot também tinham um tempo para si, seguida da lista de shmirá. Decidida em conjunto, 4 chaverim (um de cada shichvá) ficavam por uma hora acordados no meio da noite para “vigiar” o acampamento. A tradição vem do movimento escoteiro e também acontece nas machanot, em que os chanichim vigiam a bandeira da shichvá.

No segundo dia, fizemos uma trilha para duas cachoeiras e, a tarde, finalizamos a tochnit. A noite aconteceu na fogueira um chug de discussão sobre a história de Lag BaOmer. Na noite anterior, também na fogueira, o tema da discussão foi o projeto de Lei da Tercerização.

No último dia, as shichavot de Pré-peilut, Tzofim, Tzofim Bogrim e Bogrim tiveram uma atividade para discutir temas para a Veidá Olami de 2017. Enquanto isso, os Tzeirim foram responsáveis por desmontar o acampamento. Por fim, realizamos um mifkad geral marcado por dois grandes momentos: a passagem de shichvá e a apresentação do projeto “Shomer Sem Preconceito”. Idealizado no Shibutz, chaverim de todas as idades ganharam fitas com a mesma frase, com o intuito de lembrar, a todo momento, que somos contra qualquer tipo de preconceito. Com a fita no braço ou na chultzá, temos uma marca de evitar palavras preconceituosas na nossa fala que já são comuns no vocabulário cotidiano e podemos convidar a todos a fazerem o mesmo. As shichavot mais novas ganharão a fita no Chodesh Hatnuá, que começa dia 16 de maio.

Chazak ve’e matz!

 

Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On Youtube