Ideologia

O Hashomer Hatzair é baseado em quatro pilares fundamentais: sionismo, socialismo, escotismo e judaísmo. Acreditamos que a Hagshama (realização pessoal) traduz o significado desses quatro pilares. O conceito de Hagshama nos remete à realização de nossa ideologia e intensificar a importância de colocar em prática essas crenças tão fortemente fixadas. Como um movimento chalutziano (pioneiro), nós encorajamos a realização de nossa ideologia a ser inovadora e revolucionária por natureza.

Judaísmo:

     O judaísmo do Hashomer Hatzair é uma corrente do judaísmo secular com “aproach” cultural e humanista. Nós encorajamos a todos a dar significado pessoal ao seu judaísmo dentro de uma comunidade shômrica. Nós vemos as fontes judaicas como inspirações e abertas a interpretações criticas.

     Nosso judaísmo descreve a cultura, tradição, historia e legado do povo judeu e nos conecta a nossa herança de forma critica e ativa. Nós colocamos o individuo no centro da nossa visão de mundo judaica e de nossos objetivos. Nós pretendemos ser entendidos sobre o nosso judaísmo e desenvolver um moderno e significativo caminho de expressão do mesmo.

Socialismo:

     O socialismo do Hashomer Hatzair é a crença em que todos seres humanos merecem o direito de autodeterminação dentro de uma sociedade livre e justa.

     Nós acreditamos que o mundo é organizado fundamentalmente numa forma desigual, alienada e exploradora. Nós almejamos, então, criar uma sociedade sem classes baseada na igualdade de direitos e oportunidades. Para isso, vemos como necessário o conceito de produzir o que cada um pode, visando a necessidade social, e receber o que cada um precisa, baseando-se na produção da sociedade, a partir de um governo democrático e relações humanas com mais significância.

     Nós almejamos criar comunidades de “indivíduos socialmente conscientes” que possuam o potencial para realizar suas próprias aspirações e as aspirações de sua coletividade; objetivando o aprimoramento do mundo, atuando numa natureza socialista.

Escotismo:

     Como Hashomer Hatzair na América Latina, consideramos o escotismo como forma de comportar-se diante da vida interagindo com o que existe a nossa volta. Acreditamos que é importante viver uma vida saudável, evitando os excessos, reforçando também o contato recíproco com a natureza.

     A tnuá vê na natureza uma fonte valiosa de conhecimento e um meio para levar uma convivência em harmonia com nossos chaverim. Vemos com preocupação o desenvolvimento indiscriminado nas cidade, a contaminação, a redução das áreas verdes, a caça de animais e outros fenômenos atenta contra a natureza.

Sionismo:

     O sionismo do Hashomer Hatzair vem da crença que todas as pessoas merecem o direito da auto-realização, e que a terra natal judaica deve ser um centro onde a cultura judaica possa florescer.

     Nossa visão é criar uma sociedade judaica socialista que seja pluralista, separando a religião do Estado, e promovendo justiça social para todos. Nosso sionismo consiste na relação mútua entre Israel e a diáspora, incluindo diálogos e criticas.

Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On Youtube