Kenim קנים

Nossas sedes

RJ - Beit Mordechai Anilevitch

Foto do Beit

O Beit Mordechai Anilevitch, uma casa situada a Rua das Palmeiras, foi adquirida pelo Organização Sionista Unificada do Rio de Janeiro, em nome do Hashomer Hatzair em 1961, época em que a comunidade judaica começou a migrar do subúrbio e zona norte para a zona sul da cidade do Rio de Janeiro.

As atividades acontecem semanalmente aos sábados de 14h às 18h30, com exceção em feriados judaicos e feriados nacionais. Além das atividades promovem diversos eventos para a comunidade shomrica e para a peilut (ativistas), em pessach organizam um seder de pessach comunitário, também acontecem sedarim de rosh hashana, shabatot temáticos e eventos para a kehila de pais como falafadas.

RJ - Ken Negba

Foto do Negba

O Ken Negba como o conhecemos hoje surgiu em 2007, tendo atividades inicialmente na sinagoga CJB. Após passar por variados espaços físicos (todos na Barra da Tijuca), o Negba chegou, em 2012, ao Clube Adolpho Bloch, onde reside até hoje.

As atividades acontecem semanalmente aos sábados, das 14h às 18h30. Alguns sábados de atividade são realizados em conjunto com o Beit, como um Yom Tarbut, por exemplo. Também são organizados sedarim para as famílias da comunidade, e muitos eventos de cunho educativo em parceria com o Ken Beit (Botafogo), seja para capacitação interna do movimento ou para a comunidade shômrica maior.

RJ - Ken Rozka Korczak

Foto do Ken Rozka

O Ken Rozka Korczak nasceu como um projeto para levar o Shomer para a vida de jovens do interior do Estado do Rio de Janeiro, das cidades de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo. O Ken foi inaugurado em 2019, em um sábado pós-seder de Pessach.

Embora não exista uma sede física, crianças e jovens de 6-15 anos se reúnem para os sábado de atividades, que acontecem 1 vez por mês, alternando cidades. Em Petrópolis e Nova Friburgo elas são feitas em casas e espaços dos chaverim*ot. Em Teresópolis, na Sinagoga Shalom.


Outros Kenim no Brasil



SC - Florianópolis

Foto de Floripa

O Ken Floripa foi criado em 1996, a convite da Associação Israelita Catarinense. Com o apoio do Shomer SP e RJ, em 1997 realizaram as primeiras machanot e peulot. Em 2006 participaram pela primeira vez do programa shnat hachshará em Israel e desde então chaverim*ot realizam o ciclo tnuati completo.

As atividades acontecem a cada 15 dias, aos domingos. Organizam também eventos para a comunidade, como a tradicional Falafada de Sucot, e trabalham em conjunto com a AIC em alguns eventos, como cabalot shabat e chaguim.

DF - Brasília

Foto de Brasília

O Hashomer Hatzair Brasília iniciou suas atividades, pela primeira vez, em 2009. Com o apoio da ACIB (Associação Cultural Israelita de Brasília) e do Hashomer Hatzair Brasil, contou com um pequeno grupo de jovens até 2013.

Em 2017, graças a uma nova iniciativa local e ao apoio, novamente, da ACIB e do Hashomer Hatzair Brasil, o Ken Brasília foi reaberto. Desde então, vem crescendo e expandindo sua atuação: desde Julho de 2018 realiza Machanot locais (Mini Machanot) e, em Julho de 2020, enviou suas primeiras chaverot ao programa Shnat Hachshará em Israel. O Ken conta com sete peilim*ot e realiza suas atividades quinzenalmente. Desde Dezembro de 2019, trabalha em conjunto com o Hashomer Hatzair Goiânia, parceria que tem sido essencial para o desenvolvimento do Ken.

GO - Goiânia

Foto de Goiânia

A premissa da criação do Ken Goiânia se deu, em julho de 2019, após relatos de experiências de alguns jovens da Kehilat Yad Eliahu que foram à Machané Nacional do Hashomer Hatzair. Nesse mesmo mês, os futuros madrichim*ot do ken participaram do Shibutz do Ken Brasília para acompanharem de perto como era o processo de estruturação e funcionamento de um Ken. Em dezembro de 2019, levaram 14 jovens à segunda Machané Nacional. Então, em fevereiro de 2020, realizaram o primeiro Shibutz junto ao Ken parceiro e nesse encontro o ken foi oficialmente estruturado.

O Ken Goiânia localiza-se no município de Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana de Goiânia, do estado de Goiás. As atividades são realizadas semanalmente: às sextas-feiras realizam o shabat yeladim e aos sábados a tarde acontecem as peulot. Esses encontros são realizados na comunidade judaica de Aparecida de Goiânia, Kehilat Yad Eliahu.

SP - São Paulo - Ken Amos Oz

Foto de São Paulo

A fundação do Hashomer Hatzair na cidade de São Paulo se deu no ano de 1944, no bairro do Bom Retiro e por muitos anos, o ken chegou a ter mais de 100 chaverim*ot por sábado de atividade. Décadas depois, uma crise no número de chanichim*ot resultou na venda do ken em 2011 e no consequente fechamento da tnuá paulistana em 2013.

Já em 2014, um grupo de bogrim*ot se reuniu com o sonho de reabrir o ken. Em 2015, após muito planejamento, em parceria com a Congregação Beth El as atividades retornaram. No ano de 2019, o HH SP comprou um edifício, localizado bem à frente da Congregação Beth El. O Ken foi inaugurado no dia 9 de fevereiro e nomeado Amós Oz, em homenagem ao grande escritor israelense que faleceu pouco tempo antes.

As atividades são realizadas semanalmente aos sábados. Ao longo do ano, realizam eventos relacionados a chaguim (como, por exemplo, Seder de Rosh Hashaná, Festa Shavunina e Machané de Lag BaOmer), direcionados para toda a kehilá tnuatí, e eventos relacionados a assuntos pertinentes à ideologia da tnuá e à realidade atual.

PR - Maringá

Foto de Maringá

A história do Hashomer Hatzair em Maringá começou com o envio do próprio sheliach da tnuá, no ano de 2019. A partir de então, os jovens da comunidade local se interessam na proposta de educação judaica e sionista. No mesmo ano formaram-se madrichim*ot, para trabalhar pela tnuá, em Maringá e região.

De forma quinzenal, realizam encontros e peulot, além do famoso evento local: “Shomer Noturno”, que acontece trimensalmente. Em parceria e com o apoio da AINP (Associação Israelita Norte Paranaense), desenvolvem atividades no centro religioso e comunitário da própria associação.


Outros Kenim no mundo

Hashomer Hatzair Mundial